Benefícios de aprender línguas

 

 

Acreditamos que o bilinguismo e multilinguismo está a tornar-se progressivamente uma competência necessária e essencial para qualquer pessoa que queira acompanhar o rápido crescimento da economia global atual e em transição digital. Aqueles que só falam uma língua começarão a ficar para trás na mudança para uma sociedade global mais integrada e conectada.

Apresentamos aqui alguns das vantagens de se tornar bilingue ou multilingue.

  • Os empregadores apreciam-no

Se o seu currículo incluir fluência numa segunda língua, as suas hipóteses de emprego são muito maiores para si do que para aqueles que falam apenas uma língua.

Nesta nova era de start-ups, as empresas estão a penetrar cada vez mais em novos mercados. O seu valor pessoal e profissional aumenta se for capaz de comunicar com clientes que não falam a sua língua materna.

  • Ajuda a trabalhar de forma mais inteligente e estimula a criatividade

Adquirir uma segunda língua melhora a sua memória e aumenta a sua capacidade de atenção. Ao tornar-se bilingue exercita o seu cérebro, desafia-o a concentrar-se, aumentando as suas capacidades de resolução de problemas. À medida que aprende a alternar de uma língua para outra, melhora as suas capacidades multitarefa e tem mais facilidade em procurar palavras alternativas quando não se lembra da original que queria usar.

  • Prolonga a plasticidade cerebral

Os resultados do estudo da Academia Americana de Neurologia mostram que falar mais de uma língua aumenta a quantidade de vias neurais no cérebro, permitindo que a informação seja processada através de uma maior variedade de canais. Também começaram a demonstrar que o multilinguismo melhora o desenvolvimento nas áreas de função e atenção executiva do cérebro, independentemente da idade do aprendente da língua.

  • Aumenta a sua autoconfiança

A confiança aumenta quando uma nova habilidade é dominada, e aprender uma língua estrangeira não é diferente. A fim de dominar uma nova língua, as conversas com falantes nativos são essenciais. Se for tímido, mas quiser conhecer novas pessoas, usar a desculpa de que quer praticar a sua capacidade de falar é uma grande abertura e uma porta para fazer novos amigos, expandindo os seus horizontes e alargando as suas experiências de vida.

  • Depois de aprender uma língua, aumenta exponencialmente a capacidade de aprender outra

Depois de aprender uma língua segunda, está a aumentar a sua capacidade de replicar o processo com várias línguas. A isto chama-se “consciência metalinguística”. Ao conservar a memória “muscular”, o seu cérebro compreenderá como diferentes línguas são estruturadas, através de uma maior consciência da gramática e estrutura das frases.

Quer experimentar os benefícios de aprender uma nova língua? Convide amigos e venha aprender a língua que desejar com a Speakwell. Verá benefícios concretizados!